Poções e Preços pelas Cidades no caminho do Grupo
Segundo a informação contida no DMG, existem 4 tipos de poção de cura, classificadas de acordo com sua "raridade" (página 188) e precificadas seguindo a mesma regra de raridade dos itens mágicos (página 135).Desta forma, as Poções de Cura são apresentadas ao Mestre e consequentemente aos Jogadores seguindo a lógica: Commom, Uncommon, Rare e Very Rare.
Em se tratando das Poções de Cura, tomei a liberdade de ADICIONAR mais uma categoria de raridade: Legendary
Como achei que o livro "engessa" demais as poções de cura num mundo tão vasto como Ulmer, complicando demais a vida de "um certo grupo sem clérigos", optei por alterar completamente a escala de precificação por raridade apresentada no DMG.
Minha proposta aqui é mudar o preço das poções de acordo com os locais (cidades) visitados pelo Grupo, apresentando inclusive como cada produto (poção) é produzida.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE #1: atualizarei essa tabela TODA VEZ que o grupo pesquisar preço de Poção de Cura em locais novos (continente, reinos, cidades, vilas, etc).
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE #2: os preços relacionados abaixo podem ser totalmente ajustados na hora da compra. Pois serão diretamente influenciados pelo Role Play ou por uma jogada de dados de porcentagem, onde o resultado pode aumentar ou reduzir em até 50% o valor da poção de cura.
Encontradas na Cidade Ponte de Loulan-Paskan
A maioria das poções de cura que são produzidas/fabricadas na Grande Cidade ponte de Loulan-Paskan, são conhecidas por terem sido criadas a partir da mistura de algas, sais de pedras e partes de alguns peixes específicos que são encontrados apenas no Lago do Meio, possuindo uma cor cinza, uma consistência viscosa e um forte cheiro de peixe.
As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Normalmente os elfos não vendem essas poções, mas não pensam 2 vezes em ministrá-las nos feridos que chegam ao Posto. Às vezes abrem uma ou outra exceção e acabam comercializando esses itens.
As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Para efeito de jogo, essa pasta só pode ser utilizada juntamente com um Kit de Medicina.
A respeito do alto preço, como os Orcs não recebem estranhos em suas terras e não comercializam ESSE tipo de item, quando precisam vender, o fazem a um alto custo - esses emplastros são aplicados constantemente nos ferimentos das tropas do Forte da Vigília.
As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Como a Vila está no meio das Cicatrizes da Guerra, possui um longo histórico na pesquisa de tratamentos diversos para as enfermidades da guerra.
Particularmente no Templo de Almah (Igreja Aksuniana), existe um clérigo que fabrica as "Bebidas Brancas": Poções brancas como leite e com cheiro e gosto de queijo.
Tanto o processo de fabricação como seus ingredientes são guardados a 7 chaves e, dada a rotina do clérigo, os estudiosos dessa área acreditam que ele leva aproximadamente 3 dias para fabricar a quantidade para 1 vidro.
As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Healing - Common (Dados 2d4+2): 35 GP;As poções abaixo são muito mais difíceis de serem encontradas, sua venda normalmente se dá por meio de mercadores específicos e usualmente em locais mais suspeitos:
Healing - Common (Full 10 PV): 47 GP;
Greater Healing - Uncommon (Dados 4d4+4): 71 GP;
Greater Healing - Uncommon (Full 20 PV): 94 GP;
Superior Healing - Rare (Dados 8d4+8): 291 GP;
Superior Healing - Rare (Full 40 PV): 387 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Dados 10d4+20): 2.561 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Full 60 PV): 3.414 GP;
Encontradas no Posto Élfico da Floresta da Solidão
As poções criadas no Posto Élfico são feitas a partir da fermentação de algumas ervas, frutas e sementes. Possuindo uma cor vermelha com aroma e gosto de frutas silvestres misturadas com mel. Sua textura é similar à de um suco concentrado de frutas.Normalmente os elfos não vendem essas poções, mas não pensam 2 vezes em ministrá-las nos feridos que chegam ao Posto. Às vezes abrem uma ou outra exceção e acabam comercializando esses itens.
As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Healing - Common (Dados 2d4+2): 47 GP;As poções abaixo são muito mais difíceis de serem encontradas, sua venda normalmente se dá por meio de mercadores específicos e usualmente em locais mais suspeitos:
Healing - Common (Full 10 PV): 58 GP;
Greater Healing - Uncommon (Dados 4d4+4): 94 GP;
Greater Healing - Uncommon (Full 20 PV): 198 GP;
Superior Healing - Rare (Dados 8d4+8): 387 GP;
Superior Healing - Rare (Full 40 PV): 644 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Dados 10d4+20): 3.414 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Full 60 PV): 4.508 GP;
Encontradas no Campo Orc da Floresta da Solidão
Talvez a informação mais importante a respeito do Campo Orc seja: Não existe poção de cura feita por lá! Os Orcs utilizam uma espécie de emplastro ou pasta curativa cinza esverdeada, feita a partir de uma mistura de argila, álcool e algumas ervas medicinais cultivadas próximas ao Lago.Para efeito de jogo, essa pasta só pode ser utilizada juntamente com um Kit de Medicina.
A respeito do alto preço, como os Orcs não recebem estranhos em suas terras e não comercializam ESSE tipo de item, quando precisam vender, o fazem a um alto custo - esses emplastros são aplicados constantemente nos ferimentos das tropas do Forte da Vigília.
As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Healing - Common (Dados 2d4+2): 93 GP;As poções abaixo são muito mais difíceis de serem encontradas, sua venda normalmente se dá por meio de mercadores específicos e usualmente em locais mais suspeitos:
Healing - Common (Full 10 PV): 117 GP;
Greater Healing - Uncommon (Dados 4d4+4): 188 GP;
Greater Healing - Uncommon (Full 20 PV): 395 GP;
Superior Healing - Rare (Dados 8d4+8): 775 GP;
Superior Healing - Rare (Full 40 PV): 1.288 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Dados 10d4+20): 6.828 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Full 60 PV): 9.015 GP;
Encontradas na Grande Cidade de Silos
As poções de cura feitas em Silos são conhecidas por sua coloração roxa e seu gosto parecido com o de vinho condimentado (na verdade é um tipo de vinho concentrado e adocicado). O custo mais acessível dessas poções se deve a 2 fatos específicos:1) A cidade produz todos os ingredientes para a fabricação;2) A receita é conhecida por pelo menos 3 grandes mestres na arte de fabricar bebidas.As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Healing - Common (Dados 2d4+2): 47 GP;As poções abaixo são muito mais difíceis de serem encontradas, sua venda normalmente se dá por meio de mercadores específicos e usualmente em locais mais suspeitos:
Healing - Common (Full 10 PV): 67 GP;
Greater Healing - Uncommon (Dados 4d4+4): 94 GP;
Greater Healing - Uncommon (Full 20 PV): 134 GP;
Superior Healing - Rare (Dados 8d4+8): 387 GP;
Superior Healing - Rare (Full 40 PV): 568 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Dados 10d4+20): 3.414 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Full 60 PV): 5.101 GP;
Encontradas na Vila de Kuss
Como a Vila está no meio das Cicatrizes da Guerra, possui um longo histórico na pesquisa de tratamentos diversos para as enfermidades da guerra.Particularmente no Templo de Almah (Igreja Aksuniana), existe um clérigo que fabrica as "Bebidas Brancas": Poções brancas como leite e com cheiro e gosto de queijo.
Tanto o processo de fabricação como seus ingredientes são guardados a 7 chaves e, dada a rotina do clérigo, os estudiosos dessa área acreditam que ele leva aproximadamente 3 dias para fabricar a quantidade para 1 vidro.
As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Healing - Common (Dados 2d4+2): 25 GP;As poções abaixo são muito mais difíceis de serem encontradas, sua venda normalmente se dá por meio de mercadores específicos e usualmente em locais mais suspeitos:
Healing - Common (Full 10 PV): 54 GP;
Greater Healing - Uncommon (Dados 4d4+4): 49 GP;
Greater Healing - Uncommon (Full 20 PV): 148 GP;
Superior Healing - Rare (Dados 8d4+8): 203 GP;
Superior Healing - Rare (Full 40 PV): 525 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Dados 10d4+20): 3.414 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Full 60 PV): 5.101 GP;
Ultra Healing - Legendary (Dados 16d4+34): 17.563 GP;
Ultra Healing - Legendary (Full 90 PV): 38.627 GP;
Encontradas na Velha Capital - Velha Aksum
As poções feitas na Velha Capital são todas oriundas de um único fornecedor que segue uma antiga receita do tempo da conquista do reino.
Sua produção leva em torno de 3 dias e utiliza as pétalas e pólen de algumas flores locais misturadas à essência de raízes específicas. Essas plantas são mantidas em segredo para evitar sua venda a preços exorbitantes.
O produto final desse processo é uma bebida amarronzada e aguada com gosto similar ao suco de tamarindo (sem açúcar).
Seu processo de fabricação varia de acordo com a estação do ano e pode durar de 2 dias a 1 semana. O que reflete diretamente no preço praticado pelos comerciantes/fabricantes de Nova Aksum.
As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Sendo uma cidade com apenas 2 igrejas (Ohgma e Mystra), existe um certa competição a respeito de quem consegue fabricar a melhor poção de cura existente - e outros tipos de poção também.
E é justamente isso que proporciona um concorrência brutal no mercado de poções - causando um preço muito baixo de sua comercialização.
Outro detalhe importante é que todas as poções criadas em Arcânia precisa m obedecer ao padrão de qualidade dos mestres fabricantes, que entre outras coisas, exigem que todas as poções fabricadas na cidade possuam tanto o aroma quanto o gosto similar ao da Cerveja de Trigo.
O produto final desse processo é uma bebida amarronzada e aguada com gosto similar ao suco de tamarindo (sem açúcar).
OBS: O Mago que cria essas poções já foi vítima de diversos ataques para que entregasse sua receita. Mas até hoje (mais de 40 anos) ninguém conseguiu arrancar dele mais do que alguns relâmpagos e bolas de fogo - dizem que, como ele já está muito velho, procura alguém que seja digno de receber esse conhecimento, mas até agora ninguém se mostrou apto para tal.As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Healing - Common (Dados 2d4+2): 70 GP;As poções abaixo são muito mais difíceis de serem encontradas, sua venda normalmente se dá por meio de mercadores específicos e usualmente em locais mais suspeitos:
Healing - Common (Full 10 PV): 105 GP;
Greater Healing - Uncommon (Dados 4d4+4): 141 GP;
Greater Healing - Uncommon (Full 20 PV): 212 GP;
Superior Healing - Rare (Dados 8d4+8): 581 GP;
Superior Healing - Rare (Full 40 PV): 872 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Dados 10d4+20): 5.121 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Full 60 PV): 7.682 GP;
Ultra Healing - Legendary (Dados 16d4+34): 50.181 GP;
Ultra Healing - Legendary (Full 90 PV): 75.272 GP;
Encontradas na Nova Capital - Nova Aksum
Apesar de terem sofrido algumas alterações ao longo do tempo, sua fabricação é feita com base nas receitas élficas originais da Floresta das Trevas; a bebida gerada tem uma cor verde clara de gosto doce com cheiro de rosas.Seu processo de fabricação varia de acordo com a estação do ano e pode durar de 2 dias a 1 semana. O que reflete diretamente no preço praticado pelos comerciantes/fabricantes de Nova Aksum.
OBS: Para refletir a questão da influência da estação da ano nos preços das poções fabricadas na cidade, o Mestre deve aplicar a variação de preços da seguinte maneira:
- Primavera: -50%
- Verão: -20%
- Outono: 10%
- Inverno: 50%
As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Healing - Common (Dados 2d4+2): 67 GP;As poções abaixo são muito mais difíceis de serem encontradas, sua venda normalmente se dá por meio de mercadores específicos e usualmente em locais mais suspeitos:
Healing - Common (Full 10 PV): 117 GP;
Greater Healing - Uncommon (Dados 4d4+4): 134 GP;
Greater Healing - Uncommon (Full 20 PV): 236 GP;
Superior Healing - Rare (Dados 8d4+8): 552 GP;
Superior Healing - Rare (Full 40 PV): 973 GP;
Encontradas na Cidade de Arcânia
Arcânia é um lugar atípico com relação à fabricação de poções de cura.Sendo uma cidade com apenas 2 igrejas (Ohgma e Mystra), existe um certa competição a respeito de quem consegue fabricar a melhor poção de cura existente - e outros tipos de poção também.
E é justamente isso que proporciona um concorrência brutal no mercado de poções - causando um preço muito baixo de sua comercialização.
Outro detalhe importante é que todas as poções criadas em Arcânia precisa m obedecer ao padrão de qualidade dos mestres fabricantes, que entre outras coisas, exigem que todas as poções fabricadas na cidade possuam tanto o aroma quanto o gosto similar ao da Cerveja de Trigo.
OBS: Os outros tipos e qualidades de poções de cura encontrados na cidade são oriundos das diversas relações comerciais com os visitantes que adentram a cidade onde quer que ele "pare" mundo a fora. Causando necessariamente com que o custo das poções "importadas" seja SEMPRE mais caro que a poção "local". A variação de preço gira em torno de 15%.As poções abaixo podem ser encontradas em diversos locais e lojas ao longo da cidade, mas as vendas mais prováveis estão todas no "Mercado Comum" da cidade:
Healing - Common (Dados 2d4+2): 24 GP;
Healing - Common (Full 10 PV): 34 GP;
Greater Healing - Uncommon (Dados 4d4+4): 52 GP;
Greater Healing - Uncommon (Full 20 PV): 70 GP;
Superior Healing - Rare (Dados 8d4+8): 254 GP;
Superior Healing - Rare (Full 40 PV): 338 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Dados 10d4+20): 2.506 GP;
Supreme Healing - Very Rare (Full 60 PV): 3.341 GP;
Ultra Healing - Legendary (Dados 16d4+34): 25.008 GP;
Ultra Healing - Legendary (Full 90 PV): 33.344 GP;
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