Abaixo estou descrevendo como vai funcionar o XP no jogo...
1) Automático
Existe um valor específico de XP para cada sessão - definido por mim ANTES do jogo.Este valor será distribuído a todos os personagens no final de cada sessão.
Dependendo do desenrolar da história, da velocidade de jogo e de outros fatores diversos, pode ser que o grupo não consiga "vencer" os desafios propostos para aquela sessão.
Nesse caso, a premiação não terá um valor "cheio", mas sim "fracionado".
2) Combate
Todo o XP que estiver no Statblock dos monstros será rateado entre os jogadores participantes do combate. Logo, quem não entrar no combate não ganha o XP do Monstro - simples assim.3) RP
Se não houver premiação por RP, deixamos de ter um jogo de RPG >>> A premiação se dará como de costume, ao longo do jogo.Obviamente essa premiação levará em conta as AÇÕES e REAÇÕES de cada personagem com base em seus alinhamentos e características de Background (selecionadas no processo de criação de personagem). não necessariamente por diálogos com/entre PC's e NPC's.
4) Objetivos
Toda vez que O GRUPO completar um objetivo, ou seja, entregar uma Quest, haverá uma premiação substancial de XP, assim como as recompensas usuais IN GAME pré acordadas com os NPC's, como tesouros, itens e etc...5) Presença
O último tipo de premiação do jogo é o fator presença.Ou seja, SOMENTE quem apareceu no jogo é que vai ganhar!
Essa premiação será uma porcentagem variável (todo jogo será uma porcentagem diferente) calculada em cima do valor de XP da sessão (descrito no item 1 deste tópico).
Bem... Espero ter sido claro e objetivo.
Agora é esperar a data do jogo e iniciar os trabalhos!
:)
Em caso de confusão ou falta de clareza, a regra 1 funciona assim:
ResponderExcluirA quantidade de XP para a aventura (sessão/dia de jogo) será calculada como uma média aritmética de todos os encontros, conversas, pontos chave e realizações planejados para o grupo, que obviamente será dividido pela quantidade de personagens no grupo = média aritmética...
Sobre a quantidade de personagens do grupo, entendam que me refiro ao grupo cheio, ou seja, 4 ou 5 jogadores.
Dessa forma, TODOS os personagens ganham o XP automático no final da aventura (sessão/dia de jogo) --> Isso ajuda a reduzir o futuro GAP de níveis, mas percebam que reduzir é diferente de evitar.
Como essa regra visa abarcar TODOS os personagens, planejei algo diferente para aqueles jogadores que vieram à aventura (sessão/dia de jogo): Me refiro às regras 2 (combate), 3 (RP) e 5 (Presença).
Obs: Acredito que não preciso explicá-las, certo? Assim como a regra 4...
Como a regra 5 já está dando o que falar e foi desenvolvida para premiar TODOS os jogadores que comparecerem à aventura (sessão/dia de jogo), optei por aplicá-la classificando a aventura (sessão/dia de jogo) em 3 estágios de realização (inicial, intermediário e final) com base no planejado para o jogo daquele dia.
Mecanicamente fica assim:
Pego 35% do XP da regra 1 daquele dia de aventura (sessão/dia de jogo) e, com base no estágio em que os participantes pararam a aventura (sessão/dia de jogo), faço a premiação da regra 5.
Parando a sessão na fase Inicial - de 0 a 33 por cento em cima dos 35% acima;
Parando a sessão na fase Intermediária - de 34 a 66 por cento em cima dos 35% acima;
Parando a sessão na fase Final - de 67 a 100 por cento em cima dos 35% acima;
Acredito que agora seja mais fácil de visualizar o quanto que faltar é prejudicial ao personagem.
:)