domingo, 9 de agosto de 2015

REGRAS para início de JOGO


CENÁRIO

O jogo, conforme informado noutra postagem, será ambientado em mundo próprio, o que justifica todo o empenho em disponibilizar o conteúdo no blog. Da mesma forma que sua atualização durante todo o jogo.
Sendo assim, a aventura se inicia na grande e lendária cidade-ponte de LOULAN-PASKAN (descrição do local ainda a ser adicionada no blog).
Situada sobre uma enorme ponte que corta o grande Lago do Meio. Que por sua vez está no centro-leste do reino de AKSUM. Que é o reino mais ao norte do continente de ASCALON. 


PERSONAGENS E GRUPO 

A criação dos personagens se dará mediante as opções disponíveis no LIVRO DO JOGADOR.


RAÇAS 

Existem algumas restrições que se apresentarão de acordo com o cenário – podendo obviamente serem acordadas com o Mestre antes do jogo (no caso do jogador escolher uma raça que não existe em AKSUM, certamente necessitará de um background decente - cabe lembrar que a ultima guerra deixou cicatrizes profundas em AKSUM. Tornando as pessoas mais hostis à presença de diversos tipo de humanoides). 


CLASSE 

Não serão aplicadas restrições quanto às classes. No entanto, pode ser que haja a necessidade do personagem (dependando da classe) ser encaixado em algum tipo de hierarquização ou filiação a um grupo ou sociedade específica para a classe escolhida - como exemplo disso, temos as guildas de ladrões, tropas mercenárias, conclaves arcanos, uma igreja em particular, etc... 


NÍVEL 

Todos os personagens começarão de nível 1. 


GRUPO 

Terá no máximo 5 aventureiros. 


ATRIBUTOS 

Os atributos dos serão escolhidos de acordo com o método de COMPRA DE PONTOS descrito na página 13 do LIVRO DO JOGADOR.
No caso específico DESSE jogo, teremos 38 pontos ao invés dos 27 sugeridos pelo livro, que destina-se aos 6 atributos clássicos do D&D. A diferença na pontuação desse jogo se deve ao uso de mais 2 atributos - que também iniciarão com o valor mínimo de 8 pontos: 
  • SORTEjá conhecido por boa parte dos jogadores, senão por todos, e funcionará exatamente como um "atributo coringa" em situações específicas; 
  • APARÊNCIAassim como a SORTE (acima), também já é usado e conhecido por parte ou todos os jogadores. E nesse jogo, servirá para desvincular a beleza física do CARISMA, que por sua vez será tratado como o "magnetismo social" de cada personagem;
OBSSORTE e APARÊNCIA são atributos que já foram utilizados noutras campanhas mestradas por mim (e por outros mestres - Joasb e Fabrício), dispensando informações e esclarecimentos sobre sua mecânica à maioria ou todos os jogadores. 


PONTOS DE VIDA 

De acordo com a regra, todos os personagens terão os pontos de vida maximizados no primeiro nível. A novidade aqui é: A regra valerá para TODOS os níveis a partir do primeiro & será estendida a TODAS as criaturas, NPC’s, itens e etc... 


FEATS 

O sistema de FEATS será utilizado SE o jogador quiser. Lembrando que, de acordo com as regras do LIVRO DO JOGADOR, deve-se escolher entre ganhar pontos extra de atributo ou ganhar feats (que podem ou não apresentar pontuação de atributo em sua descrição). 


DINHEIRO 

O dinheiro inicial será calculado seguindo a regra do Livro do Jogador – Página 143 do LIVRO DO JOGADOR. Porém, darei um bônus ($$) a todos os personagens; que poderão rolar um “acréscimo” de (2d6 x6 +mod SORTE) moedas de ouro. 


EQUIPAMENTO 

Os jogadores poderão comprar qualquer item que julgarem necessário, desde que esteja tudo descrito no livro do jogador. 


ITENS MÁGICOS 

Ninguém iniciará com absolutamente nada mágico. A única exceção à regra é o Trinket "sorteado" na hora da criação/personalização do personagem. 


MAGIAS 

A regra para o recebimento de novas magias será alterada para esse jogo, não estando mais nas mãos dos jogadores escolherem suas magias.
Todos os usuários de magia (menos os MAGOS) receberão suas magias novas por meio de um SORTEIO - a ideia é simular a "estranha e incompreendida" decisão das forças superiores que concedem esses poderes aos personagens.
Essas rolagens para o sorteio de novas magias seguirão os anseios e estudos desses personagens, ou seja, serão feitas com base numa lista de magias desejadas - feitas pelo jogador; essas listas serão organizadas seguindo uma escala de interesse, sendo rolada uma porcentagem para cada magia nova. Podendo inclusive acontecer do personagem não receber magia alguma naquele momento (onde falhar na porcentagem pode inclusive ser bom, pois lhe trará a chance de tentar novamente e até mesmo mudar a lista de magias desejadas)...
A novidade no sistema de magias também se estende àqueles personagens que podem TROCAR as magias que estão em sua "spell list" - característica comum de personagens religiosos como o clérigo. Nesse caso, a quantidade de orações pela "magia solicitada" influenciará diretamente a rolagem de porcentagem - podendo inclusive, dependendo da situação ou RP, sobrepujar a rolagem.
No caso dos MAGOS, que necessariamente dependem de seus esforços, estudos, recursos e interesse. Estes terão que ENCONTRAR suas magias. Além de, no ato da transcrição das magias para seus Grimoires, deverão seguir o roteiro descrito na página 114 do LIVRO DO JOGADOR, ou seja, gastar tempo e dinheiro para completar o processo. 


DEUSES

A religião oficial de Aksum se tornou quase uma segunda força do Estado, comandada por um clero militarizado respondendo somente à IGREJA AKSUNIANA e ao Rei de Aksum. Que a estabeleu por decreto governamental e a armou há pouco mais de 150 anos.

O panteão da IGREJA AKSUNIANA conta com apenas duas entidades cósmicas que, segundo seus sacerdotes, abarcam e explicam todos os aspectos da existência de uma forma simples e dicotômica.


A nova religião, apesar de ter sido criada via Decreto Real, não caiu sobre a população de maneira outorgada. O mesmo decreto que estabeleceu a IGREJA AKSUNIANA como religião oficial do reino, não expurgou os outros cultos que já existiam - Ao contrário disso, garantiu que a população poderia continuar a cultuar os Deuses de suas famílias e ancestrais.


A estratégia do Alto Sacerdote da IGREJA AKSUNIANA era atrair a população pela empatia, não pelo medo. Desta forma, aos poucos as pessoas iriam conhecendo, se identificando e praticando a nova fé - daí para frente seria fácil instaurar uma nova doutrina religiosa dentro da IGREJA AKSUNIANA.


Nos dias de hoje, no governo do Rei Marcus III, a IGREJA AKSUNIANA (que reponde diretamente ao rei) se viu obriagada a refrear sua escalada ao poder. Tendo em vista que o Rei, além de ser um exímio espadachim, também é um iniciado dos Mistérios de Tempus.


DEUSES DA IGREJA AKSUNIANA

  • Almah (feminina: vida) - Knowledge, Life, Light;
  • Festus (masculino: morte) - Tempest, Trickery, War;

ANTIGOS DEUSES

  • Akadi (feminina: elementos) - Light, Nature, Tempest;
  • Chauntea (feminina: natureza) - Knowledge, Life, Nature;
  • Mystra (feminina: magia) - Knowledge, Light, Tempest;
  • Selune (feminina: noite) - Life, Nature, Trickery;
  • Pelor (masculino: dia) - Life, Light, Tempest;
  • Tempus (masculino: guerra) - Knowledge, Tempest, War;
  • Tyr (masculino: justiça) - Knowledge, Life, Tempest;
  • Cyric (masculino: morte) - Life, Tempest, Trickery;
  • Ohgma (masculino: conhecimento) - Knowledge, Life, Trickery;
  • Ao (masculino: vida) - Knowledge, Life, War;

NOTAS FINAIS

No momento é só isso. Caso eu tenha esquecido de inserir alguma informação para a criação dos personagens atualizo a postagem noutra ocasião.

3 comentários:

  1. Só para constar...
    A sessão inaugural ainda está marcada para o dia 05/09/2015 (sábado) - a princípio na churrasqueira do meu prédio, em AC.
    O tempo de duração do jogo será das 14:00 às 22:00 - tenho que entregar a churrasqueira até as 23:00.
    Para outras sessões, poderá ser negociada outra sede.
    As datas de Jogo serão mudadas de Domingos para os Sábados - Isso certamente criará alguma confusão com os horários dos outros jogos concorrentes. Mas acredito que possamos chegar a um acordo isso.
    Assim que tiver mais alguma atualização sobre o jogo, posto aqui para todos.
    Abraço,
    Kopa
    A

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma nova alteração e redistribuição de alguns dos domínios para as divindades atuantes no reino de Aksum.
    O objetivo é não ter Deuses com "portifólio" igual.
    Abraço,
    Kopa

    ResponderExcluir
  3. A título de complemento, pois eu achei que houvesse escrito isso aqui no Blog, mas depois de procurar em todas as páginas e não achar, segue a oficialização referente à magia: Estou oficialmente banindo a regra de sorteio, já que a mesma não deu certo.

    ResponderExcluir