CENÁRIO
O jogo, conforme informado noutra postagem, será ambientado em mundo próprio, o que justifica todo o empenho em disponibilizar o conteúdo no blog. Da mesma forma que sua atualização durante todo o jogo.Sendo assim, a aventura se inicia na grande e lendária cidade-ponte de LOULAN-PASKAN (descrição do local ainda a ser adicionada no blog).
Situada sobre uma enorme ponte que corta o grande Lago do Meio. Que por sua vez está no centro-leste do reino de AKSUM. Que é o reino mais ao norte do continente de ASCALON.
PERSONAGENS E GRUPO
A criação dos personagens se dará mediante as opções disponíveis no LIVRO DO JOGADOR.RAÇAS
Existem algumas restrições que se apresentarão de acordo com o cenário – podendo obviamente serem acordadas com o Mestre antes do jogo (no caso do jogador escolher uma raça que não existe em AKSUM, certamente necessitará de um background decente - cabe lembrar que a ultima guerra deixou cicatrizes profundas em AKSUM. Tornando as pessoas mais hostis à presença de diversos tipo de humanoides).CLASSE
Não serão aplicadas restrições quanto às classes. No entanto, pode ser que haja a necessidade do personagem (dependando da classe) ser encaixado em algum tipo de hierarquização ou filiação a um grupo ou sociedade específica para a classe escolhida - como exemplo disso, temos as guildas de ladrões, tropas mercenárias, conclaves arcanos, uma igreja em particular, etc...NÍVEL
Todos os personagens começarão de nível 1.GRUPO
Terá no máximo 5 aventureiros.ATRIBUTOS
Os atributos dos serão escolhidos de acordo com o método de COMPRA DE PONTOS descrito na página 13 do LIVRO DO JOGADOR.No caso específico DESSE jogo, teremos 38 pontos ao invés dos 27 sugeridos pelo livro, que destina-se aos 6 atributos clássicos do D&D. A diferença na pontuação desse jogo se deve ao uso de mais 2 atributos - que também iniciarão com o valor mínimo de 8 pontos:
- SORTE – já conhecido por boa parte dos jogadores, senão por todos, e funcionará exatamente como um "atributo coringa" em situações específicas;
- APARÊNCIA – assim como a SORTE (acima), também já é usado e conhecido por parte ou todos os jogadores. E nesse jogo, servirá para desvincular a beleza física do CARISMA, que por sua vez será tratado como o "magnetismo social" de cada personagem;
OBS – SORTE e APARÊNCIA são atributos que já foram utilizados noutras campanhas mestradas por mim (e por outros mestres - Joasb e Fabrício), dispensando informações e esclarecimentos sobre sua mecânica à maioria ou todos os jogadores.
PONTOS DE VIDA
De acordo com a regra, todos os personagens terão os pontos de vida maximizados no primeiro nível. A novidade aqui é: A regra valerá para TODOS os níveis a partir do primeiro & será estendida a TODAS as criaturas, NPC’s, itens e etc...FEATS
O sistema de FEATS será utilizado SE o jogador quiser. Lembrando que, de acordo com as regras do LIVRO DO JOGADOR, deve-se escolher entre ganhar pontos extra de atributo ou ganhar feats (que podem ou não apresentar pontuação de atributo em sua descrição).DINHEIRO
O dinheiro inicial será calculado seguindo a regra do Livro do Jogador – Página 143 do LIVRO DO JOGADOR. Porém, darei um bônus ($$) a todos os personagens; que poderão rolar um “acréscimo” de (2d6 x6 +mod SORTE) moedas de ouro.EQUIPAMENTO
Os jogadores poderão comprar qualquer item que julgarem necessário, desde que esteja tudo descrito no livro do jogador.ITENS MÁGICOS
Ninguém iniciará com absolutamente nada mágico. A única exceção à regra é o Trinket "sorteado" na hora da criação/personalização do personagem.MAGIAS
DEUSES
A religião oficial de Aksum se tornou quase uma segunda força do Estado, comandada por um clero militarizado respondendo somente à IGREJA AKSUNIANA e ao Rei de Aksum. Que a estabeleu por decreto governamental e a armou há pouco mais de 150 anos.O panteão da IGREJA AKSUNIANA conta com apenas duas entidades cósmicas que, segundo seus sacerdotes, abarcam e explicam todos os aspectos da existência de uma forma simples e dicotômica.
A nova religião, apesar de ter sido criada via Decreto Real, não caiu sobre a população de maneira outorgada. O mesmo decreto que estabeleceu a IGREJA AKSUNIANA como religião oficial do reino, não expurgou os outros cultos que já existiam - Ao contrário disso, garantiu que a população poderia continuar a cultuar os Deuses de suas famílias e ancestrais.
A estratégia do Alto Sacerdote da IGREJA AKSUNIANA era atrair a população pela empatia, não pelo medo. Desta forma, aos poucos as pessoas iriam conhecendo, se identificando e praticando a nova fé - daí para frente seria fácil instaurar uma nova doutrina religiosa dentro da IGREJA AKSUNIANA.
Nos dias de hoje, no governo do Rei Marcus III, a IGREJA AKSUNIANA (que reponde diretamente ao rei) se viu obriagada a refrear sua escalada ao poder. Tendo em vista que o Rei, além de ser um exímio espadachim, também é um iniciado dos Mistérios de Tempus.
DEUSES DA IGREJA AKSUNIANA
- Almah (feminina: vida) - Knowledge, Life, Light;
- Festus (masculino: morte) - Tempest, Trickery, War;
ANTIGOS DEUSES
- Akadi (feminina: elementos) - Light, Nature, Tempest;
- Chauntea (feminina: natureza) - Knowledge, Life, Nature;
- Mystra (feminina: magia) - Knowledge, Light, Tempest;
- Selune (feminina: noite) - Life, Nature, Trickery;
- Pelor (masculino: dia) - Life, Light, Tempest;
- Tempus (masculino: guerra) - Knowledge, Tempest, War;
- Tyr (masculino: justiça) - Knowledge, Life, Tempest;
- Cyric (masculino: morte) - Life, Tempest, Trickery;
- Ohgma (masculino: conhecimento) - Knowledge, Life, Trickery;
- Ao (masculino: vida) - Knowledge, Life, War;
Só para constar...
ResponderExcluirA sessão inaugural ainda está marcada para o dia 05/09/2015 (sábado) - a princípio na churrasqueira do meu prédio, em AC.
O tempo de duração do jogo será das 14:00 às 22:00 - tenho que entregar a churrasqueira até as 23:00.
Para outras sessões, poderá ser negociada outra sede.
As datas de Jogo serão mudadas de Domingos para os Sábados - Isso certamente criará alguma confusão com os horários dos outros jogos concorrentes. Mas acredito que possamos chegar a um acordo isso.
Assim que tiver mais alguma atualização sobre o jogo, posto aqui para todos.
Abraço,
Kopa
A
Fiz uma nova alteração e redistribuição de alguns dos domínios para as divindades atuantes no reino de Aksum.
ResponderExcluirO objetivo é não ter Deuses com "portifólio" igual.
Abraço,
Kopa
A título de complemento, pois eu achei que houvesse escrito isso aqui no Blog, mas depois de procurar em todas as páginas e não achar, segue a oficialização referente à magia: Estou oficialmente banindo a regra de sorteio, já que a mesma não deu certo.
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